Estude, explore e aprenda com os maiores especialistas em assuntos fascinantes como história, arqueologia, Bíblia, religião, Israel moderno e muito mais, sem sair de casa!​

Uma plataforma de cursos 100% on-line sobre temas fascinantes, dos tempos bíblicos aos nossos dias, com novos cursos todos os meses e certificado ao final de cada curso.

EM COOPERAÇÃO COM:

Cursos Já disponíveis

Em breve

A Moriah College é para você que:

Quer aprofundar o conhecimento sobre temas relacionados a Bíblia, a história antiga e a realidade atual do povo de Israel

Deseja ter acesso ao conteúdo exclusivo e de altíssimo nível

Quer aprender com uma equipe acadêmica composta por professores renomados, arqueólogos e historiadores famosos

Você terá acesso a:

O que nossos alunos têm a dizer:

José O.
Read More
“Extraordinário curso. Grande aprendizado. Muito conteúdo e informações relevantes!”
Marlucia K.
Read More
“Incrível como Dr. Adolfo consegue superar-se a cada aula. Excelente o conteúdo de hoje. Todá Rabá!”
Adelas F.
Read More
“Extraordinária esta aula, com muito conteúdo, realmente esclarecedor. É um previlégio estudar com a Moriah.”

Como funciona o acesso à plataforma Moriah College

Finalize sua Matrícula aqui nesta página

Receba seu login e senha por email

Entre com seu login e senha

Selecione o curso de sua preferência para assistir (Pode ser quantos você quiser!)​

Comece a estudar e aprofundar seus conhecimentos (Interaja, tire dúvidas em comunidade ativa e com muitas discussões acerca dos temas)​

Para cada curso concluído, você recebe um certificado de participação emitidos por instituições renomadas​

Seja membro da maior plataforma de cursos on-line diretamente de Israel

Confira as opções de PLANOS

ASSINATURA GOLD

R$ 997/ano

ASSINATURA PLATINUM

R$ 1497/ano

Perguntas Frequentes

Você pode começar pelo curso de sua preferência, desde que ele já esteja disponível em nossa plataforma.

Se você tiver alguma dúvida sobre acesso aos cursos, entre em contato com nosso suporte pelo e-mail [email protected]

Caso você tenha dúvida sobre o conteúdo dos cursos, funcionará da seguinte maneira: durante o curso, o professor dará o suporte e ao final do curso, existirá a aula tira-dúvidas, que ficará disponível na plataforma após a transmissão.

Sim! Desde que você tenha um computador, notebook, tablet ou celular com uma boa conexão à internet. 

Sim, o conteúdo fica gravado e você poderá acessá-lo sempre que quiser, durante o prazo de sua assinatura.

Moriah International Center ® | Todos os Direitos Reservados | [email protected] | CNPJ: 18.763.042/0001-40

Uma Aproximação ao Jesus Histórico

O Cristo da fé e o Jesus da história. Já que não é razoável construir o primeiro sem levar em conta o segundo, é verdade que Jesus nunca existiu como muitos afirmam? E se a sua historicidade for aceita, como podemos saber o que ele realmente fez e disse? Existem sistemas ou métodos confiáveis ​​para descobrir o que é histórico ou não em Jesus de Nazaré? Qual o valor das fontes antigas que nos informam sobre ele: os evangelhos canônicos e apócrifos?

Estabelecido brevemente o método de pesquisa, continuaremos a esclarecer os mais/menos 26 traços de personalidade de Jesus sobre os quais há um consenso de historicidade entre pesquisadores independentes, e será feito um resumo de seus ensinamentos e sua configuração no judaísmo do século I. Vamos concluir com o fim da vida de Jesus (“Por que o mataram?”), e com as questões históricas que cercam a ressurreição.

Professor emérito de Filologia Grega da Universidade Complutense de Madrid.

Licenciado em “Filosofia Pura” (Universidade Complutense de Madrid), em “Filologia Clássica” (Universidade de Salamanca) e em “Filologia Bíblica Trilingue (Universidade Pontifícia de Salamanca).

Doutorado em Filologia Clássica em 1974 pela Universidade Complutense de Madrid.

  • Prêmio Extraordinário de Fin de Carrera (“Filologia Clássica”). Prêmio “Luis Vives” à melhor tese de doutorado de 1974.
  • Prêmio “Finis Terrae”.
  • Prêmio Trithemius 2016.

Publicou cerca de 50 livros, tanto sobre a publicação de antigos textos judaicos e cristãos, sobre pesquisa e alta divulgação, e uma centena de artigos em revistas especializadas, espanholas e estrangeiras.

Ele é um comentarista assíduo sobre tópicos religiosos nas mídias sociais, onde se encontram mais de uma centena dos seus vídeos e cerca de 300 entrevistas de rádio sobre o Novo Testamento e o Judaísmo do século I.

A Formação do Cânon Bíblico

O curso foca no conceito de “escritura sagrada” nas tradições judaica e cristã da antiguidade: desenvolvimentos históricos, pontos de contato e especificidades. Serão estudadas também as diferenças entre os conceitos de “escritura sagrada” e “cânon” e a formação do cânon no judaísmo e no cristianismo.

Professor de Hebraico e Antigo Testamento na Faculté Jean Calvin, em Aix-en-Provence, França. Também é professor visitante no programa de Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, Brasil.

É licenciado em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande, onde foi também bolsista do Programa Especial de Treinamento (CAPES), Mestre em Teologia pelo Covenant Theological Seminary (EUA) e Doutor (PhD) em Estudos sobre a Ásia e Oriente Médio pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Foi pesquisador visitante nas universidades de Paris-Sorbonne (França), Tübingen (Alemanha – com bolsa DAAD) e North-West University (Africa do Sul). Apresentou palestras e trabalhos acadêmicos em diversos países. Autor e editor de vários livros nas áreas da história da interpretação bíblica e estudos da religião, publicou também dezenas de artigos em periódicos internacionais, incluindo o Journal of Semitic Studies, Zeitschrift für die alttestamentliche Wissenschaft e Revue Biblique (periódico da École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem).

Especializado no estudo das versões antigas da Bíblia, contribuiu com o Historical and Theological Lexicon of the Septuagint (Mohr Siebeck) e o Oxford Handbook of Septuagint Studies.

É membro de diversos comités editoriais incluindo a série Routledge Interdisciplinary Perspectives on Biblical Criticism.

O Conflito Palestino-Israelense: Como, quando, porque e até quando?

Este curso apresentará aos participantes a história e a anatomia do conflito. No âmbito do curso, será feito um esforço conjunto para adquirir conhecimentos e ferramentas conceituais nas quais seja possível compreender o passado e presente disso. A tendência não será determinar “quem está certo”, mas ajudar cada participante a expressar sua própria opinião.

Ph.D em História Judaica Moderna pela Universidade de Haifa.

Especialista nas áreas de história política do povo Judeu nos tempos modernos, e o Sionismo.

É autor de 14 livros e numerosos artigos em Hebraico, Espanhol e Inglês.

Ele é convidado anualmente para falar em congressos internacionais.

4º Congresso Internacional do Arqueologia Bíblica

A quarta edição do Congresso Internacional de Arqueologia Bíblica será realizada pelo segundo ano consecutivo em sua versão online. Como nas edições anteriores, este congresso apresentará diferentes achados arqueológicos que ajudam a contextualizar o texto bíblico, tornando aquele relato em algo físico e palpável. Teremos a presença de renomados historiadores e arqueólogos que nos guiarão em um túnel do tempo virtual e tentaremos compreender o que provavelmente aconteceu milhares de anos atrás na Terra de Israel.

Israel entre seus novos aliados do Golfo Pérsico e a ameaça Iraniana:

Este curso tem como objetivo analisar a complexidade de uma das regiões mais conflituosas do mundo: o Oriente Médio, mas com a particularidade de que quem vai ministrar as aulas experimentou em primeira mão essa complexidade. Como jornalista especializado, Henrique Cymerman visitou pessoalmente muitos desses lugares conflituosos e conversou com muitos dos protagonistas desse conflito. É por isso que é uma voz autorizada a falar sobre este assunto.

Henrique Cymerman Benarroch nasceu em Portugal, é licenciado em Ciência Política e Sociologia e MA em Ciências Sociais pela Universidade de Tel Aviv. Foi Professor de Ciências Políticas, Relações Internacionais e Sociologia nessa universidade e atualmente leciona Governo, Diplomacia e Estratégia na Universidade IDC Herzlia. Ele mora em Israel desde os 16 anos. 

Henrique colaborou como especialista em questões do Oriente Médio com o Periódico de Catalunya e desde 1991 é correspondente em Jerusalém do diário La Vanguardia, Tele Cinco Televisión e correspondente da Televisão Portuguesa SIC no Médio Oriente. Ele também colabora com a BBC e a televisão israelense Canal 2.

Entre 2005 e 2009, publica o livro ‘Voces desde el Centro del Mundo’ em seis línguas (português, espanhol, inglês, hebraico, árabe e português, edição brasileira).

O livro inclui entrevistas com os principais líderes do Oriente Médio e com membros da sociedade civil palestina e israelense.

Em 2015 publica o livro ‘Francisco de Roma a Jerusalén’, depois de ajudar a organizar a oração pela paz no Vaticano com israelenses e palestinos. O Papa o condecorou como “Anjo da Paz “em 2015.

 

 

Henrique Cymerman Benarroch nasceu em Portugal, é licenciado em Ciência Política e Sociologia e MA em Ciências Sociais pela Universidade de Tel Aviv. Foi Professor de Ciências Políticas, Relações Internacionais e Sociologia nessa universidade e atualmente leciona Governo, Diplomacia e Estratégia na Universidade IDC Herzlia. Ele mora em Israel desde os 16 anos. 

Henrique colaborou como especialista em questões do Oriente Médio com o Periódico de Catalunya e desde 1991 é correspondente em Jerusalém do diário La Vanguardia, Tele Cinco Televisión e correspondente da Televisão Portuguesa SIC no Médio Oriente. Ele também colabora com a BBC e a televisão israelense Canal 2.

Entre 2005 e 2009, publica o livro ‘Voces desde el Centro del Mundo’ em seis línguas (português, espanhol, inglês, hebraico, árabe e português, edição brasileira).

O livro inclui entrevistas com os principais líderes do Oriente Médio e com membros da sociedade civil palestina e israelense.

Em 2015 publica o livro ‘Francisco de Roma a Jerusalén’, depois de ajudar a organizar a oração pela paz no Vaticano com israelenses e palestinos. O Papa o condecorou como “Anjo da Paz “em 2015.

 

 

  • 1982: Prêmio do Reitor da Universidade de Tel Aviv.
  • 1997: Prêmio na categoria Melhor Correspondente Mundial, New York Festivals.
  • 1998: Associação de Jornalistas da Espanha, Prêmio especial APEI-RTV por seu trabalho no Oriente Médio.
  • 2003: Associação de Jornalistas de Portugal, Jornalista do Ano.
  • 2003: Prêmio na categoria Best News Documentary, New York Festivals.
  • 2004: Medalha de Prata da Associação para a Promoção da Europa (União Europeia).
  • 2006: Máxima condecoração atribuída pelo Presidente da República de Portugal “Comendador da Ordem do Infante D. Henrique”.
  • 2008: Microfone de Prata concedido pela APEI-RTV.
  • 2009: Prêmio da Universidade de Tel Aviv, por sua contribuição para a paz e a compreensão no Oriente Médio. “Jornalista sem Fronteiras”.
  • 2009: Prêmio Conde de Godó de Jornalismo, concedido pela Fundação Conde de Barcelona. 
  • 2010: Máxima distinção do Comandante do Rei da Espanha por seu trabalho em prol da paz

Em 2015 foi candidato ao Prêmio Nobel da Paz. Em 2016 recebeu o Prêmio de Direitos Humanos dos Advogados Espanhóis e da Organização Waterlaw.

Em 2015-16, ele visitou 15 países para dirigir a série documental de quatro horas “Jihad Now”, que conta as origens e a realidade do Estado Islâmico.

Ele visitou a Síria, o Iraque e a linha de frente do Ísis três vezes. Desde fevereiro de 2020, ele é o presidente fundador da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Países do Golfo.

A saída do Egito e a conquista de Canaã

“A história da saída do Egito e a conquista de Canaã pelos israelitas são pilares da herança histórica do Judaísmo e, por projeção, de toda a cultura ocidental.

Nas últimas décadas, esses relatos bíblicos têm estado no centro de uma controvérsia que divide os pesquisadores em posições polarizadas, de negadores de toda a verdade científica nesses relatos, por um lado, e por outro, aqueles que afirmam ser capazes de verificar a veracidade do porquê pelo menos a base dos fatos básicos que deram origem aos relatos bíblicos.

Ao longo do curso iremos analisar os textos bíblicos à luz das descobertas arqueológicas e científicas, e as diferentes opiniões com os respectivos argumentos.”

Graduado em Arqueologia e História do Povo Judeu na época bíblica e do Segundo Templo na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Mestrado em Epigrafia e Paleografia Hebraica e Semita Ocidental na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Doutorado na Universidade Ben-Gurion de Beer-Sheva.

Catedrático e investigador há mais de trinta anos na Universidade Ben-Gurion em todos os campos concernentes à época bíblica. Ministra cursos no Museu de Israel. Publicou numerosos artigos.

Participa habitualmente de congressos nacionais e internacionais.

Semana de Jerusalém

Ciclo de palestras sobre Jerusalém desde os tempos bíblicos até nossos dias ministrado por especialistas en Biblia, arqueologia, história, sociologia e outros..
O objetivo é mostrar um panorama geral da história e do presente dessa cidade tão especial para bilhões de pessoas no mundo.

O mistério dos Manuscritos do Mar Morto: Uma breve introdução

Desde a descoberta desses antigos manuscritos judeus em 1947, os pergaminhos do Mar Morto continuam intrigando as pessoas. O que são os Manuscritos do Mar Morto? Quantos, onde e como eles foram descobertos? Como eles chegaram às cavernas e quem os escreveu? Qual é o seu conteúdo? O objetivo deste curso será apresentar aos participantes o fascinante mundo dos pergaminhos do Mar Morto, fornecendo à eles as informações básicas para aprender sobre esse achado arqueológico, considerado o mais importante do século XX.

Formado em Antropologia e Ensino em História pela Universidade de Buenos Aires.

Após concluir o mestrado Cum Laude em Religiões, obteve seu doutorado em Literatura e Pensamento Judaico Antigo na Universidade Hebraica de Jerusalém em 1993.

Em 2005, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo Rocky Mountain College (EUA); em 2014 a Medalha de Ouro da Faculdade de Humanidades da Universidade Anahuac, México; e em 2017, o segundo título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Cuyo, San Juan, Argentina.

Desde o ano 1994 ele atua como Curador dos Manuscritos do Mar Morto no Museu de Israel, em Jerusalém.

Participou de prestigiados congressos e simpósios internacionais, além de ter sido professor visitante em diversas instituições acadêmicas da Europa, Canadá, EUA e América Latina. Ele é autor de inúmeros artigos em revistas profissionais, livros e também ensaios populares.

Hebraico Bíblico - Nível 1

O curso tem por objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de
estudar a língua hebraica clássica. Estudaremos as origens e a história
da língua hebraica, a compreensão das relações mútuas entre a
linguística e o significado das palavras bíblicas, o estudo de regras de
gramática e etimologia, o estudo de vocabulário bíblico, a
aprendizagem da pronúncia do hebraico falado e, finalmente, a leitura
e a compreensão de versículos bíblicos integralmente, possibilitando
um encontro pessoal e direto com as palavras e a escrita bíblica na
língua de origem. O curso está formulado especialmente para o
estudante brasileiro, mostrando as diferenças gramaticais e linguísticas
entre a língua portuguesa e a língua hebraica; facilitando, desta
maneira, o estudo de uma nova língua.

Formou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém em História Geral Contemporânea.

Possui mestrado pelo Instituto de Judaísmo Contemporâneo e Licenciatura em educação hebraica.

Raquel Orensztajn é conferencista, professora, orientadora de workshops e elaboradora de programas em temas relacionados a História Judaica Contemporânea, História do Holocausto, História de Israel e Sociedade Israelense, a Língua Hebraica e suas origens.

"O que são os Manuscritos do Mar Morto? Arqueologia, história, literatura e religião"

O objetivo principal do curso é apresentar aos estudantes o fascinante mundo dos Manuscritos do Mar Morto e a Comunidade de Qumran. Para este fim, será oferecido aos participantes a informação básica dos fatos, junto com as diferentes interpretações sugeridas pelos académicos. O objetivo final do curso não é apenas proporcionar ao aluno informação de livros, mas sim motivar o interesse e paixão nele, estimulando-o a desenvolver uma abordagem crítica e independente do tema.

Formado em Antropologia e Ensino em História pela Universidade de Buenos Aires.

Após concluir o mestrado Cum Laude em Religiões, obteve seu doutorado em Literatura e Pensamento Judaico Antigo na Universidade Hebraica de Jerusalém em 1993.

Em 2005, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo Rocky Mountain College (EUA); em 2014 a Medalha de Ouro da Faculdade de Humanidades da Universidade Anahuac, México; e em 2017, o segundo título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Cuyo, San Juan, Argentina.

Desde o ano 1994 ele atua como Curador dos Manuscritos do Mar Morto no Museu de Israel, em Jerusalém.

Participou de prestigiados congressos e simpósios internacionais, além de ter sido professor visitante em diversas instituições acadêmicas da Europa, Canadá, EUA e América Latina. Ele é autor de inúmeros artigos em revistas profissionais, livros e também ensaios populares.

Os essênios, os manuscritos do mar morto, João Batista e Jesus: Paralelos e Diferenças:

O tema deste curso será explorar as fascinantes e intrigantes figuras centrais de João Batista e Jesus à luz dos essênios, dos manuscritos do Mar Morto e da Comunidade de Qumran. O objetivo final será entender essas duas figuras centrais da civilização judaico-cristã ocidental no contexto do judaísmo greco-romano na Judéia no século I EC, contextualizando seus ditos, ações e pensamentos. Para esses propósitos, usaremos como recurso central os manuscritos do Mar Morto, bem como outras fontes literárias e arqueológicas da era do Segundo Templo.

Formado em Antropologia e Ensino em História pela Universidade de Buenos Aires.

Após concluir o mestrado Cum Laude em Religiões, obteve seu doutorado em Literatura e Pensamento Judaico Antigo na Universidade Hebraica de Jerusalém em 1993.

Em 2005, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo Rocky Mountain College (EUA); em 2014 a Medalha de Ouro da Faculdade de Humanidades da Universidade Anahuac, México; e em 2017, o segundo título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Cuyo, San Juan, Argentina.

Desde o ano 1994 ele atua como Curador dos Manuscritos do Mar Morto no Museu de Israel, em Jerusalém.

Participou de prestigiados congressos e simpósios internacionais, além de ter sido professor visitante em diversas instituições acadêmicas da Europa, Canadá, EUA e América Latina. Ele é autor de inúmeros artigos em revistas profissionais, livros e também ensaios populares.

Hebraico Bíblico

O Curso Nível 2 vem oferecer aos estudantes a oportunidade de prosseguir e avançar em seus estudos após o processo básico da alfabetização.
Neste novo módulo de 8 aulas vamos continuar a leitura do Livro Bereshit, descobrindo novos enfoques e riqueza nos capítulos centrais do livro de Gênesis: O Jardim de Éden, Caim e Abel, o Dilúvio, a Torre de Babel, os Patriarcas e as Matriarcas.
Nosso curso oferece um ambiente personalizado de estudo à distância, possibilitando e motivando nosso aluno em sua jornada de estudo.
O curso está formulado especialmente para o estudante brasileiro, mostrando as diferenças gramaticais e linguísticas entre a língua portuguesa e a língua hebraica, facilitando, desta maneira, o estudo de uma nova língua.
O programa oferecido abaixo destina-se a alunos que participaram do módulo 1 ou que já conhecem o alfabeto hebraico.

Formou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém em História Geral Contemporânea.

Possui mestrado pelo Instituto de Judaísmo Contemporâneo e Licenciatura em educação hebraica.

Raquel Orensztajn é conferencista, professora, orientadora de workshops e elaboradora de programas em temas relacionados a História Judaica Contemporânea, História do Holocausto, História de Israel e Sociedade Israelense, a Língua Hebraica e suas origens

Mulheres na Bíblia

Através de evidências arqueológicas este curso resgata o papel da mulher e as relações de gênero nas sociedades primordiais, em especial no contexto geográfico em que se formou o povo de Israel. A partir desta contextualização examinaremos alguns registros de estórias de mulheres na Bíblia Hebraica, compreendendo seu protagonismo na formação e preservação do povo de Israel e a elaboração da imagem feminina no judaísmo bíblico.

Pós Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta de Portugal.

 

Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Etnobotânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional. Professora Convidada no Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Portugal e Investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa.

 

Atuou por mais de 20 anos junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie na coordenação da Pós-Graduação em Teologia, Filosofia e Pedagogia, e como professora do Programa de Mestrado em Ciências da Religião, na graduação em Teologia e outros cursos.

 

Possui livros e artigos publicados nas áreas de religiões, história e etnobotânica. Realizou pesquisas em Roma (Arquivo Secreto do Vaticano, Archivio Storico di Propaganda Fide, e Universidade Gregoriana), Alemanha, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Brasil.

Existe evidência arqueológica de Maria Madalena? Uma reflexão pela história, a literatura e a arte

Através deste curso vamos fazer uma viagem à Galiléia do Século I para conhecer, através das evidências arqueológicas no assentamento de Magdala (a antiga Taricheae), a vida cotidiana das pessoas que ali viviam de modo particular, vamos fazer um exercício de reconstrução histórica da vida de Maria Madalena e das mulheres de seu tempo. Vamos procurar em textos e representações artísticas para compreender um pouco mais esse personagem histórico tão polêmico na história do cristianismo.

Licenciada em Arqueologia pela Escola Nacional de Antropologia e História, graduada com menção honrosa.

Mestre e PhD em Filosofia pela Universidade Anahuac México, onde é professora e pesquisadora.

Diretora do Centro de Pesquisa em Culturas da Antiguidade.

A iniciativa “Women Add Value”, apoiada pela iChangeNations, reconheceu-a com essa distinção por sua liderança feminina e desenvolvimento científico em Israel através do Projeto Arqueológico de Magdala.

Diretora do Centro de Pesquisa em Culturas da Antiguidade e Diretora do Projeto Arqueológico Magdala.

Introdução à Arqueologia Bíblica

Estudo do desenvolvimento da arqueologia como ciência, tendo como recorte a arqueologia bíblica e suas relações com outros saberes. Análise da arqueologia como ferramenta interpretativa de antigos textos, sua contribuição para o entendimento da narrativa bíblica e da história de Israel.

Objetivos

  1. Conhecer a história da arqueologia e suas principais contribuições para o estudo da Bíblia Sagrada.
  2. Contextualizar a narrativa Bíblica dentro de aspectos históricos do momento em que ocorreram os acontecimentos ali mencionados.
  3. Localizar no tempo e na cronologia da história geral os eventos mencionados na Bíblia.

Formado em Teologia pelo Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (1992), graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (1999), tem mestrado em Teologia Histórica pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (1996) e doutorado em Teologia Bíblica pelo Centro Universitário Assunção (2001).

Fez estudos de pós-doutorado em arqueologia bíblica pela Andrews University, EUA (2008). E, por fim, doutorado em arqueologia clássica pela Universidade de São Paulo.

É professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo e curador do MAB – Museu de Arqueologia Bíblica do UNASP,  apresentador do programa da TV Novo Tempo “Evidências”.

Conceitos Básicos do Judaísmo - O Calendário Hebraico e as Festividades

Um dos elementos centrais da cultura e religião judaicas é o lugar de santidade dado ao tempo. Neste curso analisaremos a concepção de tempo segundo a visão judaica, e faremos uma viagem pelas principais festividades do calendário hebraico e seu desenvolvimento em diferentes contextos históricos, desde os tempos bíblicos até os nossos dias, incluindo o estudo dos conceitos fundamentais de cada festividade e as tradições de cada um deles.

A Dra. Aliza Moreno-Goldschmidt nasceu na Colômbia e vive em Israel há mais de vinte anos.

Ela tem um doutorado pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

Suas áreas de especialização são o pensamento e a história judaica. Autora do livro “Conversos de origen judío en la Cartagena Colonial” e de vários artigos acadêmicos.

Tem se dedicado à formação de professores de disciplinas judaicas – israelenses e latino-americanos – em diferentes instituições acadêmicas: Merkaz Melton da Universidade Hebraica, Seminar Hakibutim e Instituto Levinsky. Atualmente ela também é responsável pela coleção aberta de judaica na Biblioteca Nacional de Israel.